Publicado em Deixe um comentário

Significado das faixas no jiu jitsu

Faixa Branca: O branco é um símbolo do nascimento. Isso significa que o indivíduo vestindo ela está começando a ganhar conhecimento.

Faixa Amarela: Os alunos que aprenderam um pouco sobre artes marciais usam faixa de cor amarela. Esta cor simboliza a luz do sol e uma nova força. Ele também indica que o seu portador é mais hábil do que aqueles que estiverem usando a faixa branca são.


Faixa Laranja: Esta cor também simboliza a luz do sol. No entanto, enquanto a cor amarela representa os primeiros raios de sol, o laranja representa um sol forte que aquece a terra. Significa também que os alunos vestindo ela está se preparando para um maior desenvolvimento.


Faixa verde: Esta faixa é dada aos estudantes que têm dominado o nível laranja. Esta cor significa o crescimento de uma semente. Significa que seu portador tenha aprendido o básico e agora está pronto para aperfeiçoar e fortalecer suas táticas.


Faixa azul: Esta é a cor do céu. Isso significa que os estudantes que usam a faixa desta cor estão se movendo para cima, para aprimorar suas habilidades de artes marciais. Pode-se compará-lo com uma árvore que cresce tentando alcançar o céu azul.


Faixa roxa: Simboliza que estudantes usando esta faixa são submetidos a mudanças, ganharam bastante experiência das artes marciais, e está pronto para avançar em direção à faixa preta.


Faixa marrom: Esta cor representa a maturidade. Isso significa que o estudante está prestes a ver os resultados de seu trabalho, assim como um fazendeiro que tinha semeado as sementes e agora está pronto para colher sua safra no momento da colheita.


O Faixa-preta: É o objetivo final de qualquer artista marcial. É a faixa de nível mais alto em artes marciais. Significa que o utente tem conhecimento suficiente para ensinar novos alunos. No entanto, este é o começo de um novo capítulo. Há dez níveis de faixas-pretas, a partir de sho dan (nível um) a ju dan (nível 10). Isto é seguido por três títulos samurai, Renshi, Kyoshi, e Hanshi (master O derradeiro ‘artes marciais).


Minha opinião é que todos temos histórias para contar, a faixa tem sua importância é logico que ela não pode se sobrepor sobre o aluno, nunca devemos usar a faixa para se engrandecer, mas para lembrar de onde saímos, aonde chegamos e aonde não podemos parar.


Não sei se Hélio Gracie estava sendo arrogante ou dando uma lição em alguém quando disse que a faixa só serve pra poder segurar a calça, mas creio que ele entendia perfeitamente a importância de cada passo conquistado.

Deixe uma resposta